As BIXI

 

 

Sim, as BIXI são bicicletas mas, quais ursos canadianos também hibernam entre Novembro e Maio! Elas, tal como eles (os ursos) passam o inverno inactivos aparecendo de uma maneira progressiva “au printemps”. Porém,  sem data marcada e tal como eles sempre em função  das condições meteorológicas.

 Elas, as BIXI e os lugares que as suportam mantêm-se até ao fim de Novembro para serem de novo retiradas uma vez que aqui o inverno é rigoroso e, apesar de serem extremamente robustas não aguentariam estar 24h por dia, 7 dias por semana ao rigor das temperaturas baixas que aqui se fazem sentir.

 

Como as podes usar?

 De duas maneiras: fazes uma assinatura anual ($78) que te dá acesso a um cartão que te permitirá retirar a bicicleta do suporte e usa-la durante 24h pois não podes ficar com ela de um dia para o outro; ou então se não tens assinatura anual porque és turista ou a usas esporadicamente então terás que usar o teu cartão de crédito (aqui será difícil viver sem  ter um)! Introduzes o teu Visa e de imediato te ficam cativos $250 para o caso de a não devolveres. A primeira hora é grátis e depois é conforme o tempo que a usares. Nessa altura ao devolveres a bicicleta ao suporte as contas são acertadas.

 

 Há 400 pontos ao todo com 5000 BIXIS e pelo que observo são realmente usadas. Porém, e como em tudo, também há queixas, num inquérito que li são o serem pesadas e mais lentas do que as outras…

 

Aqui realmente e embora nem todas as ruas sejam “bike friendly” porque o trânsito é muito e nem sempre haja “bike lanes” mas, como a cidade é muito plana as BIXI por aí andam alegremente até hibernarem de novo no próximo Novembro!

 

 

publicado por naterradosplatanos às 23:17 | link do post | comentar