Neste momento Montreal parece uma cidade do 3ºMundo!

 

 

                                                         

 

      

Não deve haver pior altura para visitar Montreal do que esta! Eu explico o porquê. Durante os quatro meses de inverno não há limpeza de ruas, a sério, não há mesmo se exceptuarmos a Rue ST. Catherine! Esta é a única que vejo com os passeios mais ou menos e repito mais ou menos limpos… de vez em quando lá vejo um sujeito que sem pressas varre umas tantas ou quantas “beatas”, mas não todas, acreditem!

Os montrealenses não são propriamente muito cuidadosos com a sua cidade, não digo que agarrem no copo do café e façam aquele gesto de o deitar para longe, mas o resultado é o mesmo: acabou-se de beber o café ou de comer a fatia de piza em andamento… onde por o copo ou o prato de papel se logo ali bem próximo não se divisa um caixote do lixo? Muito simplesmente arrumam-nos no chão junto à parede ou no vão de uma porta qualquer ou até mesmo numa cabine telefónica como podem ver numa fotografia!

 Daqui levam um pontapé de alguém desprevenido ou vem o vento e lá o arrasta para o passeio, depois vem a neve e cobre-os de branco…no dia seguinte  a mesma coisa, mais lixo, e mais neve a esconde-lo e assim dias a fio!

Os carros do Lixo limitam-se a levar os sacos que são postos na berma dos passeios, mas se entre o momento que lá foram postos e a passagem do carro caiu um nevão, nada feito, lá fica enterrado talvez até à primavera, primavera que não a do calendário mas aquela em que as temperaturas subam um pouco acima dos zero graus! 

Assim aqui as montanhas de neve que ficam na berma dos passeios e ruas vão crescendo estratificadas a cada novo nevão!

Agora em pleno degelo de lá sai de tudo um pouco… a lata da cerveja, o copo do café, um caroço de maçã roído, um prato onde às vezes ainda há restos de piza (não se esqueçam que o gelo conserva) e até luvas perdidas já as de lá  vi espreitar!

 

Teremos ainda que esperar umas semanas para que a cidade volte a ficar limpa e que as primeiras árvores comecem a rebentar… e então a Montreal terá outro aspecto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 00:53 | link do post | comentar