“The Bear day out” and “The Groundhog Day”

 

 

 

 

    Traduzindo… o “dia em que o urso sai” e o “dia da marmota”.  (imagem da Net)

 

    Os canadianos estão sempre tão desejosos de que o longo inverno passe, e como tal estão sempre atentos às previsões meteorológicas e não só…

Eu conto, dia 2 de Fevereiro é o dia da marmota coisa que obviamente eu desconhecia. Duvidando sempre do meu inglês andava confusa e não conseguia juntar a marmota com a Primavera! Não desistindo resolvi investigar e descobri que é a mesma crença alentejana deste lado do Oceano. A única diferença é que quem a protagoniza aqui é uma marmota, aí  a protagonista é ( de certo modo) a Nossa Srª das Candeias! O dia é o mesmo, 2 de    Fevereiro como disse.

Vejamos, diz-se no Alentejo (e possivelmente em outros lugares): Se a Srª das Candeias ri (leia-se, está sol) o Inverno está para vir, se pelo contrário chora (chove) o inverno está fora!

 Vejamos como fica com a marmota: se a marmota sai do seu buraco e vê a sua sombra, isto é se está sol o  

 inverno está para continuar, se pelo contrário a não vê (está nublado) o inverno está para acabar!

 A diferença não é nenhuma, esta é apenas a versão animista da mesma crença!

Este ano a marmota segundo as notícias desse dia não viu a sua sombra e como tal o inverno brevemente acabaria…resta saber o que neste caso significa o “brevemente”!

 

Agora vem o “dia em que o urso sai”. Este ano o Urso “manda chuva” do  ZOO de Vancouver  saiu dia 9 de Março, depois de um longo sono que se iniciou em Dezembro e segundo os responsáveis os ursos não se costumam enganar, portanto supostamente o inverno devia estar a acabar! Será?

Terá acabado astronomicamente falando, mas temperaturas voltaram a cair e a neve apareceu de novo deixando de novo tudo como podem ver!

 

Foi isto que motivou este meu post depois de ter dito que a primavera, aqui, também estava a chegar...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 00:46 | link do post | comentar