Ainda Nova York: o MoMA

 

 

Em todas as cidades há lugares imperdíveis, os ícones de cada uma, aqueles que arrastam multidões…há museus por todo o mundo que têm esse tal íman isto se o tempo der para isso e se for nossa prioridade. Da primeira vez que fomos a NY, o MoMA não o foi e portanto agora decidimos que iríamos, embora não muito convencidos da decisão. Porém e como se costuma dizer o que tem que ser tem muita força,  o dia acordou a nevar intensamente e portanto tornou-se o dia ideal par o visitar…

 

O edifício do Museum of Modern Art  fica na 53º street em plena Midtown, é moderno e amplo com imensa luz que lhe vem de um jardim interior… o vasto hall de entrada, apesar de cedo, estava apinhado, filas para comprar o bilhete e filas ainda maiores para a “revista”, sim porque não é possível levar nenhum saco, mochila, carteira com mais de 28x30cm e, como imaginam, isso torna-se impossível, a qualquer turista, de prescindir!

 

Nem sei como hei-de descrever a nossa visita aos cinco andares do museu, não foi de admiração porque já vimos muitos e para quem não é entendido em arte só há: gostar ou não gostar, compreender o que está na tela ou não compreender ou emocionar-se com o que é belo para os seus padrões de entendimento e mais nada!

Perguntei-me a mim mesmo e, já não é a primeira vez que me faço essa pergunta, quantos dos que passam sala após sala  em passo de procissão ou mesmo os que param em frente a alguns não estariam bem na História do Rei vai nu!! A maioria certamente. Quanto à minha pessoa, vou em passo acelerado em direcção aqueles que eu quero mesmo ver, como foi o caso. Para isso subi ao 5º andar e procurei os dois Van Gohg: Stary Night e Olives trees e admirei o seu azul... parei em frente às Demoiselles de Avignon de Picasso, aos de Matisse aos Cezanne, aos Monet…no entanto de passagem pelo 1º andar ainda deu para tirar a fotografia que inicia este post!

 

Agora, por favor, comparem as fotografias que se seguem e digam lá se os desenhos dos meus netos Henrique e Diana não ficavam bem no tal 1º andar do  MoMa!!

 

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 22:33 | link do post | comentar