“este Canadá” não pára de me surpreender!

 

 

Daí desse lado do Atlântico, quando ouvimos falar do Canadá só ouvimos maravilhas: país do 1ºmundo, cidades com a melhor qualidade de vida, sem pobreza, cidadãos correctos, respeitadores, que não ultrapassam com traço contínuo nem com sinal vermelho etc.etc, em suma, cidadãos exemplares! Claro que a maioria são exemplares  mas a maior parte de nós aí também o somos!), mas em frente.

 Depois de ter ficado atónita com o número de sem-abrigo mais o número de pedintes por que todos os dia me cruzo, ontem com as notícias vindas a público e a forma como o assunto foi tratado mais atónita fiquei!

Não é que há a Máfia de Montreal, tal como há a Máfia Napolitana ou Siciliana? Que se sabe quem é, onde mora e nos campos onde actua? Já me tinham dito que a construção civil, a grande construção (não a do “pato bravo”) aqui em Montreal está toda na mão dessas famílias, tal como o negócio do lixo e das lixeiras em Napoles!

 Estou a escrever sobre este assunto porque ontem os jornais e a TV concederam largos espaços à notícia da 3ª morte de membros da Familia Rizzuto desde Maio!! Uns após outros, primeiro o neto depois um genro e por fim o Padrinho já com 86 anos! Segundo rezam as fontes de informação foi morto por um tiro feito por um profissional uma vez que, estando ele dentro de casa foi através do vidro da janela que o atingiram (tal como vemos nos filmes!). Depois mostram a grande mansão em que vivia num luxuoso bairro a Norte da cidade. Tudo relatado tão normalmente que até dá ideia que não foi nada de grave e que até parecia  que se tratava de uma pessoa muito respeitavel!!! Aqui vai copy/paste o que li num dos jornais:

 

“That’s so disrespectful,” said Antonio Nicaso, an organized crime expert from the GTA who has written several books on the Mafia. “It is really the meanest way to kill a mobster.”

Que na minha tradução é mais ou menos isto:

“Foi tão desrespeitoso” diz António Nicaso, um expert em crime organizado da GTA que tem escrito vários livros sobre a Mafia “ É realmente uma maneira miserável/ maldosa de matar um ganster”!!! (os!! São meus)

 

Mais diz o jornal:

“Despite the plethora of criminal acts police suspected him of, he led something of a charmed life.” Traduzindo: apesar da policia suspeitar de um enorme enorme número de crimes por ele cometidos , o mesmo levava muitas vezes uma vida de charme).

Isto só se entende porque aqui no Canadá não existe a figura jurídica de “Associação Criminosa” , a lei apenas julga evidentes actos criminosos (… Rizzuto did not face arrest or extradition here since Canada does not recognize a crime of association, only charges of overt criminal acts.), e ele mandava, não fazia!

 

Agora sou eu que digo “SÓ NESTE CANADÁ”! E mais não tenho que acrescentar, por agora.

tags: ,
publicado por naterradosplatanos às 12:51 | link do post | comentar