Cape Cod e ainda Fall River

 

 

 

 

Hoje fomos ao Cabo Cod, um daqueles lugares  que, como professora de Geografia,  na altura “conheci”...

e que hoje fui conhece-lo realmente!

 

Acho que não tem muito interesse eu descrevê-lo aqui  e por isso resumo : além de ser um cabo, o que neste caso é pouco relevante, desenvolveu  uma  actividade de pesca artesanal  ainda hoje remanescente mas praticamente substituída pelo turismo.

As antigas casas que andam certamente pelas centenas  são hoje botiques, lojas de souvenirs, restaurantes, quiosques de venda de cruzeiros para observar baleias e golfinhos… Enfim, tudo está feito para aquele tipo de turistas que nós não somos.

Assim sendo e porque ontem não mostrei todas as fotografias que queria (não sei o que aconteceu mas tive imensa dificuldade em inseri-las ) resolvi voltar ao assunto, mais a mais que hoje a caminho do Cabo Cod tive a oportunidade de constatar o grande número de luso descendentes que concorrem às próximas eleições: O Alan Garcia concorre para Sherif, o Marc Pacheco para State Senador, assim como o Mickel Rodrigues, o Vieira  e o Tim Cruz para  State Representatives!

 

Também pude observar que aqui não há placares à maneira dos nossos mas uns pequenos cartões plastificados que os apoiantes de cada um  “plantam” nos jardins, à beira das estradas ou ainda penduram nas janelas. Nada de sujar paredes com cola e deixa-los lá a degradarem-se como acontece nas nossas terras!

Depois hoje em Provincetown ( Cabo Cod) também nos deparamos com mais uma série de sinais efectivos da presença dos açoreanos, a Portuguese Backery, que  por debaixo de uma Bandeira Portuguesa impressa em computador anunciava:  we sell portuguese linguiça e chouriço (delicioso de ver!) e ainda as famosas malassadas açoreana!

 

Mais à frente se anunciava, por debaixo da bandeira americana e portuguesa entrelaçadas uma na outra,  o Provincetown Portuguese Festival.

No porto onde havia inúmeros barcos de observação da vida marinha lá estava o Portuguese Princess … Enfim um nunca mais acabar de surpresas que mostram que, com certeza, à custa de muito trabalho os açoreanos conseguiram singrar por estas terras  sofrendo claro está, alguns aculturamentos…

Como estou um pouco cansada de um dia tão intenso resolvi deixar a publicação do post para amanhã...

 

Continuando hoje...

 

Ontem, já me tinha enfiado na cama (num dia dia como aquele os nossos pés já têm uma boa dúzia de quilómetros feitos!), mas como ainda não tinha sono, peguei no jornal  que se publica em Fall River, o The Herald News que metodicamente fui folheando, lendo aqui e acolá e eis que me dou com a folha dos Obituários e lá está, também eles(obituários) não desmentem a longínqua emigração  açoreana! Ora vejamos: Charles Ponte, 79 nascido (já) em Fall Rive, filho de Álvaro e Maria Ponte, veterano da Força Aérea e combatente na Guerra da Coreia(!!); Rose Marie Melo, filha de Augustino Costa e Mary Albino e irmã de Geraldina Alves,  Rosalina Câmara, 94, filha de José Câmara e Jorgina Sousa  e ainda Jannette Fernandes, 82 mulher de Manuel  Fernandes … Todos eles  eram elogiados  por serem bons cidadãos e participarem a bem da comunidade.

 

No entanto, na página que traz notícias das acções da polícia há o David Costa preso por conduta desordeira, a Jessica Figueira, 31 por não obedecer à decisão do juiz, a Loreta  Roque,25 presa por conduzir sem carta, John Andrade por ser apanhado na posse de marijuana...

 

Fico-me por aqui, pois ao contrário do que defendo (que um post deve ser curto o que dá alguma garantia de ser lido) hoje eu alonguei-me com o entusiasmo de descrever tudo o que eu vi e pressenti  sobre a vida dos açorianos que há muito mais de um século aqui arribaram…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                               

 

                                                                                                                                                                  

 

 

 

                                                     

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 23:04 | link do post | comentar