A romaria das abóboras e das maçãs

 

 

      

 Aqui a cultura das abóboras é mesmo uma CULTURA! Sim, faz parte da cultura popular destas gentes, logo que chega o mês de Outubro, ir ao campo colher abóboras ou maçãs.

 

Organizam-se excursões das Escolas, das Associações recreativas ou simplesmente das famílias com toda a criançada. É lindo de ver, toda a gente em carreiro até aos campos que sempre ficam a uns metros da estrada.

 Se os pomares são longe os donos providenciam o transporte até lá, num simples tractor com um atrelado e nele um banco corrido. Lá vão nele as gentes tal como se fossem os assalariados contratados para a apanha! Também emprestam carrinhos de mão para levar as abóboras do campo de colheita até ao carro.

 

 Aqueles carreiros cheios de gente fizeram-me lembrar um certo tempo da minha infância quando da Feira das Laranjas no São Lázaro!

Nessa altura ainda o papá tinha o Prefect  (AF-12-97) onde nos encaixávamos os 4(!) mais a mamã à frente. Bragança, Terra Fria não produzia laranjas obviamente mas, era certo que em Novembro vindas de sul, camionetas delas apareciam na romaria de São Lázaro. Os carros ficavam lá em cima pois a capela era lá no fundo do vale e havia que descer por um íngreme carreiro…

 

Embora sendo terrivelmente azedas, aquelas laranjas faziam as nossas delícias pois eram as primeiras que apareciam!

 

Esta prática é interessante porque promove o convívio e, inteligente pois evita que muito do que não é directamente comercializável, por não ter ou o tamanho adequado ou o aspecto irrepreensível que os supermercados exigem, ficaria no terreno... e quase tenho a certeza que esta prática lhes dá muito dinheiro (as minhas custaram-me $5.50) pois têm também sempre junto à estrada pequenas vendas de compotas, tartes e outras bugigangas relacionadas…é mesmo uma romaria.

Eu comprei duas, pequenas, não tanto para fazer sopa mas para ficar com as sementes para o ano as ver crescer na minha horta e com elas fazer os presentes prometidos e, sei lá, se forem muitas abrir a porta das traseiras às minhas amigas  imitando esta tradiçãotão canadiana !

 

P.S. Amanhã vão poder espreitar o presente que está dentro do saco e fazerem uma ideia do comprimento deste pois pus junto uma colher de sopa para referência.

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 23:35 | link do post | comentar