Le Poutine

 

 

 

Logo nos primeiros tempos do meu blog e a propósito de me ter referido à primeira ida do Zé ao restaurante, alguém, penso que a Kátia, me perguntou qual era a comida mais típica destes lados. Lembro-me de eu ter respondido que dado que isto aqui era um “pot pourri” de gente de todo o mundo, era natural que não existisse… Mas existe!

O prato típico do Quebec chame-se poutine (lê-se putsine) e tradicionalmente é constituído por batas fritas em palitos grossos (doble fried, quer isso dizer que levam duas frituras e ficam à beira de estarem queimadas) às quais se juntam cubos de queijo fresco e por fim, imediatamente antes de servir, um molho de carne escuro e quente  a que chamam “sauce brune”!

 É este o prato  que origina disputas entre os quebecanos quanto ao lugar de onde é originário… um pouco à maneira de Bragança e Mirandela na disputa das melhores alheiras!

 

Todos sabem que eu não aprecio ir ao restaurante mas desta vez a iniciativa foi minha tão curiosa estava de provar a controversa poutine. E assim lá fomos ao Vieux Port  onde há um restaurante que só serve a dita especialidade!

 

O aspecto é sempre o mesmo e as variações correspondem apenas à adição de peito de frango desfiado, carnes frias, camarões… que são espalhados por cima do queijo e, como disse, a que posteriormente se junta o dito “sauce brune”. Nós pedimos mais uma “César salad” para “cortar” um pouco toda aquela gordura!

 

Não sou especialmente apreciadora de comida mas garanto-vos  que naquela altura pensei: como é bom o “cozido à portuguesa”!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 12:16 | link do post | comentar